Carregando agora

Maior tuneladora da América Latina avança na expansão da Linha 2-Verde do Metrô

tuneladora Maior tuneladora da América Latina avança na expansão da Linha 2-Verde do Metrô
A tuneladora “Cora Coralina”, a maior da América Latina, atingiu um marco importante na expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. A máquina concluiu a escavação até o poço de ventilação VSE Madrid, marcando mais um avanço no projeto que conectará a Vila Prudente à Penha.

Desde o início do ano, a “Cora Coralina” percorreu cerca de 500 metros, removendo 53 mil m³ de terra e instalando 333 anéis de concreto. A próxima etapa será reposicionar a tuneladora no poço VSE Madrid para continuar a escavação em direção à futura estação Orfanato e, por fim, ao poço Falchi Gianini, próximo à estação Vila Prudente, já em operação. Quando atingir esse destino final, a tuneladora terá completado 4,5 km de extensão, sendo 3,7 km de túneis.

Investimento bilionário e impacto positivo
O projeto de ampliação da Linha 2-Verde, que tem um orçamento de R$ 15 bilhões, prevê um total de 8,3 km de vias e a construção de oito novas estações entre Vila Prudente e Penha. Estima-se que 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas diariamente, com uma redução significativa no tempo de deslocamento e mais conforto para os passageiros da rede de trilhos de São Paulo.

Detalhes técnicos da maior tuneladora em operação na América Latina
A “Cora Coralina”, batizada em homenagem à poetisa brasileira, é uma tuneladora do tipo Shield com dimensões impressionantes:

  • Comprimento: 100 metros
  • Peso: 2.500 toneladas
  • Diâmetro da roda de corte: 11,66 metros
  • Capacidade de escavação: até 15 metros por dia

Composta por uma estrutura de apoio chamada “backup”, o equipamento inclui sistemas de ventilação, esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica e estrutura para instalação de aduelas de concreto que revestem o túnel.

Próximos passos da expansão
Após concluir o trecho entre o Complexo Rapadura e o poço Falchi Gianini, a tuneladora será desmontada e transferida para a estação Penha. De lá, será remontada para continuar as escavações no sentido oposto, completando os túneis do projeto de expansão da Linha 2-Verde.

O avanço da “Cora Coralina” é um marco tecnológico e logístico que reflete o esforço de São Paulo em modernizar e ampliar sua rede de transporte público.

Acompanhe diariamente as principais notícias de Guarulhos em nosso site e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece na cidade.
Redação JBR News

Créditos: Agência SP

Informação com clareza e agilidade. As principais notícias, análises e tendências para manter você sempre bem informado.

Publicar comentário