Pagamento do IPVA 2025: Cota Única para Placas Final 1 Vence nesta Quinta (13)
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) retoma o calendário de pagamentos do IPVA 2025 neste mês de fevereiro. A segunda parcela ou a cota única sem desconto deve ser paga nesta quinta-feira (13) para veículos com placa final 1. O calendário segue até 24 de fevereiro para placas com final 0.
Consulta de valores e prazos
Os proprietários podem consultar os valores do IPVA utilizando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) diretamente no portal da Sefaz-SP ou em toda a rede bancária. Para facilitar o acompanhamento, a Sefaz-SP estabeleceu vencimentos mensais fixos para cada final de placa. Por exemplo, veículos com placa final 1 têm vencimento no dia 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio. Caso a data caia em finais de semana ou feriados, o pagamento poderá ser realizado no próximo dia útil.
Atenção a golpes
Todas as informações oficiais estão disponíveis no site da Sefaz-SP, no domínio “sp.gov.br”. A Secretaria orienta os contribuintes a utilizarem o portal para evitar golpes e obter informações confiáveis.
Opções de pagamento
O pagamento do IPVA 2025 pode ser feito das seguintes formas:
- Pix: Geração de QR code diretamente no portal da Sefaz-SP. O QR code expira em 15 minutos e deve ser lido pelo aplicativo de banco ou instituição financeira, garantindo o pagamento para a Secretaria da Fazenda e Planejamento.
- Rede bancária: Pagamentos pela internet, terminais de autoatendimento ou canais bancários.
- Casas lotéricas e cartão de crédito: Empresas credenciadas permitem o parcelamento e oferecem negociações específicas.
Licenciamento e inadimplência
O licenciamento anual do veículo só poderá ser realizado após o pagamento de todos os débitos, incluindo IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito.
O atraso no pagamento do IPVA acarreta multa diária de 0,33%, com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa atinge 20% do valor devido. Além disso, o débito pode ser inscrito na Dívida Ativa do Estado, incluindo o proprietário no Cadin Estadual, o que impede o uso de créditos da Nota Fiscal Paulista. Caso o veículo não seja licenciado, ele poderá ser apreendido, resultando em multa e sete pontos na CNH.
Para mais informações, acesse a página oficial do IPVA no portal da Sefaz-SP.
Créditos: Agência SP
Publicar comentário