Carregando agora

Hamas liberta três reféns; Israel solta 369 palestinos

Troca de prisioneiros ocorre em meio a negociações para manter cessar-fogo

hamaz Hamas liberta três reféns; Israel solta 369 palestinos

O Hamas libertou, neste sábado (15), os reféns israelenses Iair Horn, Sagui Dekel Chen e Sasha Troufanov na Faixa de Gaza. Em troca, Israel soltou 369 prisioneiros palestinos, após intensa mediação para evitar o colapso do cessar-fogo.

Os reféns israelenses foram entregues em Khan Younis e posteriormente levados de volta a Israel pelas forças israelenses. Paralelamente, centenas de prisioneiros palestinos foram liberados da prisão de Ofer, em Israel, e transportados para a Cisjordânia, onde foram recebidos por multidões comemorando sua soltura.

Palestinos retornam a um território devastado

Muitos dos palestinos libertados cumpriam penas longas por envolvimento em ataques contra Israel, enquanto outros foram presos após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. Alguns dos libertados chegaram ao Hospital Europeu em Khan Younis, no sul de Gaza, onde receberam atendimento.

Entre os detentos estava Musa Nawarwa, de 70 anos, condenado à prisão perpétua pela morte de soldados israelenses. “Não esperávamos ser soltos, mas Deus é grande”, afirmou ele ao chegar em Belém.

Enquanto alguns palestinos puderam retornar para suas casas, outros foram deportados para o Egito. Já os reféns israelenses que voltaram ao país descreveram meses de confinamento em túneis, com privação de comida e relatos de abusos físicos e psicológicos.

A troca de prisioneiros representa um passo na tentativa de manter o cessar-fogo, mas a tensão na região segue elevada, com o futuro das negociações ainda incerto

Acompanhe diariamente as principais notícias de Guarulhos em nosso site e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece na cidade.
Redação JBR News

Créditos: Agência Brasil

Informação com clareza e agilidade. As principais notícias, análises e tendências para manter você sempre bem informado.

Publicar comentário