Frente fria traz chuvas intensas e alertas de risco pelo Brasil
Uma frente fria que avança da Região Sul para o Sudeste está amenizando as altas temperaturas das últimas semanas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além do alívio no calor, o fenômeno está associado a chuvas intensas, que afetam regiões como o Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e áreas metropolitanas no Sudeste e Centro-Oeste.
Alerta no Sul
No Sul, áreas como o leste de Santa Catarina (incluindo o Vale do Itajaí e a região de Florianópolis) e o leste do Paraná estão sob aviso laranja, emitido pelo Inmet. Esse alerta indica risco de chuvas entre 50 e 100 mm, podendo causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
Impactos no Nordeste e Norte
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está provocando chuvas intensas do Maranhão ao Ceará, com alerta semelhante. No Norte, estados como o Amapá e o nordeste do Pará também estão na rota de fortes pancadas de chuva, resultado da combinação entre alta umidade e calor.
Centro-Oeste em atenção
No Centro-Oeste, as chuvas devem se concentrar principalmente em Mato Grosso e no noroeste de Goiás. Áreas do sul e leste de Goiás e Mato Grosso do Sul podem enfrentar chuvas irregulares a partir de amanhã (12).
A Defesa Civil e o Inmet recomendam que a população fique atenta aos alertas de perigo e adote medidas preventivas para reduzir os riscos, como evitar áreas alagadas e locais próximos a encostas.
Créditos: Agência Brasil
Publicar comentário