Dengue em São Paulo: Casos e óbitos preocupam autoridades
O aumento de casos de dengue em São Paulo nas primeiras semanas de 2025 não surpreendeu o Ministério da Saúde. Quase 100 mil registros já foram feitos. Porém, as mortes causadas pela doença geram preocupação. O estado já confirmou 29 óbitos, e investiga 138 casos.
“Sabíamos da circulação do sorotipo 3 da dengue em São Paulo desde o final de 2024. O aumento de casos não foi uma surpresa. Contudo, o número elevado de mortes suspeitas nos surpreendeu”, afirmou Rivaldo Venâncio, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde.
Venâncio explicou que a gravidade da doença está diretamente ligada ao atendimento médico rápido. “Até que se prove o contrário, a morte por dengue é evitável. Por isso, é crucial que qualquer pessoa com sintomas busque atendimento médico imediatamente”, afirmou.
Ele observou que muitas pessoas ainda subestimam a gravidade da doença. “Alguns pensam que a dengue não é grave. Quando o quadro piora, elas procuram atendimento, mas pode ser tarde demais.” O Ministério da Saúde pede que, ao perceber qualquer sintoma, as pessoas busquem uma unidade de saúde o quanto antes.
As autoridades estão intensificando as ações de prevenção. O Ministério da Saúde e os governos locais pedem que a população se conscientize sobre a doença e tome as medidas necessárias para evitar complicações graves.
Créditos: Agência Brasil
Acompanhe diariamente as principais notícias de Guarulhos em nosso site e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece na cidade.
Por Redação JBR.NEWS
Publicar comentário