Presidente Lula é vacinado contra a gripe em campanha nacional de vacinação
Em Montes Claros, Minas Gerais, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à campanha nacional de vacinação contra a gripe ao receber sua dose do imunizante no Dia Mundial da Saúde, nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025. A campanha tem como meta vacinar 90% dos grupos prioritários em todo o Brasil, com 73,6 milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde.
Divisão da campanha de vacinação
A estratégia de imunização será realizada em dois momentos:
-
Primeiro semestre: abrangendo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
-
Segundo semestre: focada na região Norte, alinhando-se ao período de maior circulação do vírus durante o “Inverno Amazônico.”
No total, serão distribuídas 81,6 milhões de doses ao longo do ano, com um investimento de R$ 1,3 bilhão.
Proteção oferecida pela vacina
A vacina trivalente utilizada na campanha de 2025 protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, prevenindo entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Ela é segura, eficaz e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional.
Público-alvo
O público-alvo inclui grupos prioritários como:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Gestantes
-
Idosos a partir de 60 anos
-
Trabalhadores da saúde
-
Professores
-
Povos indígenas
-
Pessoas em situação de rua
-
Profissionais das forças de segurança e salvamento
-
Caminhoneiros, entre outros.
Foco na conscientização
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância da campanha para salvar vidas e fortalecer a saúde pública. “O cuidado adequado com a saúde e a vacinação são as coisas mais importantes para proteger a população. Ter um presidente que defende a vacina é essencial para o progresso do país.”
A ação também contou com o lançamento de medidas para expandir a empresa Novo Nordisk, fornecedora de insulina e medicamentos para o SUS, reforçando o compromisso com a saúde e a geração de empregos.
Publicar comentário