Calor extremo leva Defesa Civil a distribuir água em municípios de SP
Na capital paulista, distribuição ocorre no Parque Ibirapuera, local que atrai foliões no pós-Carnaval.
Com temperaturas extremas atingindo o estado de São Paulo neste domingo (9), a Defesa Civil organizou a distribuição gratuita de água em diversas cidades entre 11h e 15h. Na capital, o Parque Ibirapuera foi escolhido como ponto central da ação, que ocorre em parceria com a SPTuris, Prefeitura de São Paulo, e Sabesp.
Além de São Paulo, outras regiões também foram contempladas, como o centro de Bebedouro, zonas central e leste de Bauru, Parque do Povo em Presidente Prudente, São Caetano do Sul, centro de Itatiba e Santo Antônio do Aracanguá.
A causa do forte calor é uma massa de ar quente que domina o estado, elevando as temperaturas a máximas acima de 37°C em algumas áreas e 35°C na capital.
Prevenção e conscientização
Diante do cenário, a Defesa Civil reforçou as orientações para a população: hidratação constante, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e atenção especial com crianças e idosos.
“O papel da Defesa Civil vai além de atender emergências; estamos aqui para acolher e orientar a população. Reforçamos a importância da hidratação para enfrentar esse calor intenso”, destacou o Tenente Maxwel de Souza, da Defesa Civil de São Paulo.
Pela primeira vez, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo para onda de calor, atingindo principalmente os municípios de Presidente Prudente e Araçatuba, na região oeste do estado.
Preparativos para a frente fria
O calor extremo deve ceder com a chegada de uma frente fria entre domingo (9) e segunda-feira (10). A mudança pode trazer chuvas intensas, quedas de raios e ventos de até 80 km/h em várias regiões. Para monitorar os riscos e alinhar estratégias preventivas, a Defesa Civil montará um gabinete de crise a partir das 18h deste domingo, permanecendo ativo até terça-feira (11).
Regiões como a metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte são as mais propensas a sofrer impactos. Já áreas como Bauru, Araraquara e São José do Rio Preto apresentam risco moderado.
O capitão PM Rodrigo Fiorentini, diretor do núcleo de situação de Anormalidade, reforçou a necessidade de atenção redobrada: “Pedimos que a população fique alerta aos avisos emitidos via cellbroadcast e que os municípios intensifiquem as ações preventivas.”
Preparação humanitária
A Defesa Civil mantém depósitos estratégicos abastecidos com alimentos, kits de higiene, lonas e telhas para atender a qualquer emergência. Localizados na capital e em regiões como Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Bauru e Presidente Prudente, os estoques garantem agilidade no apoio humanitário caso seja necessário.
Créditos: Agência SP
Publicar comentário